terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A MULHER CALADA (2) - SABEDORIA PROIBIDA

Ao silenciar as mulheres, proibindo-as de ensinar e pregar, as igrejas cristãs têm desperdiçado grande parte da sabedoria que Deus dá ao ser humano.

Mulher ensinando - imagem retirada do site Sistema de Trabalho em Casa

Quando Deus criou o ser humano criou macho e fêmea como complementos de um todo. Sendo complementares, cada um carrega em si uma parcela distinta da sabedoria divina.


E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.Gênesis 1:27


Deus poderia dar toda a sabedoria para um único ser humano e todos se sentariam em volta dele para o ouvir e aprender com ele.

Ao invés disto, Deus distribuiu sua sabedoria entre as pessoas e permite que esta sabedoria seja construída de acordo com a experiência de vida da pessoa. Desta forma, todas as pessoas possuem uma parcela de sabedoria de Deus.

Homem ouvindo - imagem retirada do blog Vox Scripturae


Deus fez assim para criar uma interdependência entre as pessoas. Todos nós necessecitamos do conhecimento, sabedoria, entendimento de outrem. Por isto em toda a Bíblia o OUVIR é uma virtude, afinal apenas ouvindo podemos aprender.

Porventura o ouvido não provará as palavras, como o paladar prova as comidas?
Jó 12:11

Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.
Tiago 1:19

Note que quando Tiago diz para o homem ser pronto para ouvir, não especifica à quem deve ouvir. Quanto mais sábia é a pessoa, mais ela busca ouvir as outras à sua volta.

Já viu como as pessoas mais admiradas estão sempre prontas para ouvir? Ouvem as crianças, ouvem os idosos, ouvem as mulheres, prestam atenção até em assuntos sobre os quais não têm muito interesse, muitas vezes apenas por respeito ao outro, para que o outro se sinta importante.

A sabedoria não está em muito falar e sim em escutar. O homem sábio escuta as palavras das mulheres sem nenhum preconceito. Ele sabe que através delas poderá compreender melhor os mistérios de Deus.

Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal.

Homem ouvindo - imagem retirada do blog Midia Gospel


Da mesma forma que a Bíblia considera o OUVIR como uma virtude, o não ouvir é considerado como uma forma de ignorância, teimosia. Quanto menos a pessoa ouve, mais arrogante e propensa ao pecado se torna.

Porém não vos tem dado o SENHOR um coração para entender, nem olhos para ver, nem ouvidos para ouvir, até ao dia de hoje.
Deuteronômio 29:4

Filho do homem, tu habitas no meio da casa rebelde, que tem olhos para ver e não vê, e tem ouvidos para ouvir e não ouve; porque eles são casa rebelde
Ezequiel 12:2

Como está escrito: Deus lhes deu espírito de profundo sono, olhos para não verem, e ouvidos para não ouvirem, até ao dia de hoje.Romanos 11:8

Porquanto o coração deste povo está endurecido, E com os ouvidos ouviram pesadamente, E fecharam os olhos, Para que nunca com os olhos vejam, Nem com os ouvidos ouçam, Nem do coração entendam, E se convertam, E eu os cure.Atos 28:27


Desta forma, impedir as mulheres de ensinar ou de pregar é, na verdade uma forma de não ouvir as mulheres, uma forma de negar a sabedoria e experiência de vida feminina e apegar-se apenas à parcela masculina da sabedoria divina.

Cumpre-se, então, a parte da escritura que fala daqueles que têm ouvidos mas não ouvem. Na verdade são pessoas de coração endurecido que não querem aceitar os mistérios divinos sob o ponto de vista feminino.

Mulher pregando - Imagem retirada do blog Templo Jovem Virtual

Quem pôs a sabedoria no íntimo, ou quem deu à mente o entendimento?
Jó 38:36

A sabedoria feminina foi dada por Deus. As igrejas só terão a ganhar ao darem ouvidos aos mistérios divinos através da voz das mulheres.



Leia também A mulher calada - parte 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta postagem reflete a minha forma de pensar, que foi construída através de minha experiência de vida e das revelações de Deus para meus questionamentos. Se você tem uma forma de pensar diferente, seja respeitoso ao expressá-la aqui.