terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A MULHER CALADA (3) - PROIBIÇÃO DIVINA OU HUMANA?

Um dos trechos bíblicos usados para fundamentar a proibição de a mulher falar ou ensinar foi escrito pelo apóstolo Paulo da seguinte forma:

As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja.
1 Coríntios 14:34-35

Vamos levantar aqui alguns questionamentos para entender se este texto ainda é válido hoje, no contexto em que vivemos (República Democrática do Brasil, séc. XXI, ano 2011). Neste post, irei analisar apenas a parte sublinhada colcorida do trecho bíblico, as outras partes analisarei em posts futuros.



Se não é permitido que a mulher fale, há alguém ou algo proibindo-a de falar. Quem é que não permite à mulher que fale? Deus? Algum rei ou imperador da época? Alguma lei da época? Os costumes e valores daquela época? A tradição daquela sociedade? Ou o próprio Paulo?


 Deus e Jesus nunca proibiram a mulher de falar.

Jesus quando chegou em Samaria, poderia ter ido ao encontro dos homens da cidade para lhes anunciar que era o Cristo. No entanto, se revelou uma mulher.

Jesus e a mulher samaritana - imagem retirada do blog O Pregador


E nisto vieram os seus discípulos, e maravilharam-se de que estivesse falando com uma mulher; todavia nenhum lhe disse: Que perguntas? ou: Por que falas com ela?
Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens: Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo?
Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele.
João 4:27-30

E foi através dela que os samaritanos conheceram o Salvador. Se eles tivessem se recusado a dar ouvidos àquela mulher, teriam perdido a preciosa oportunidade.

Se Deus não permitisse à mulher falar, por acaso Jesus (o filho de Deus, o verbo feito carne, o Deus encarnado, o representante da vontade de Deus na Terra) teria se manifestado à uma mulher para que através dela os homens da cidade conhececem o mestre? Não teria ido direto a eles?



Quando Jesus ressusitou, a mesma situação se repetiu. Com 11 discípulos e uma grande quantidade de seguidores, Jesus revelou-se primeiramente às mulheres e pediu a elas que anunciassem aos homens sobre sua ressurreição.

E, entrando no sepulcro, viram um jovem assentado à direita, vestido de uma roupa comprida, branca; e ficaram espantadas. Ele, porém, disse-lhes: Não vos assusteis; buscais a Jesus Nazareno, que foi crucificado; já ressuscitou, não está aqui; eis aqui o lugar onde o puseram. Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse.
Marcos 16:5-7

E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios. E, partindo ela, anunciou-o àqueles que tinham estado com ele, os quais estavam tristes, e chorando. E, ouvindo eles que vivia, e que tinha sido visto por ela, não o creram.
Marcos 16:9-11


Mais uma vez fica a pergunta: Se fosse desagradável  a Deus que a mulher falasse ou ensinasse, não seria uma contradição que ele aparecesse à mulheres, pedindo que elas fossem aos homens explicar o que estava acontecendo?

Se a vontade de Deus fosse que a mulher ficasse calada, Jesus jamais teria aparecido às mulheres primeiro. Daria esta honra a um de seus amados discípilos. 

Talvez Ele até apareceria a elas primeiro, mas depois diria, "Olha, não fala nada pra ninguém, fica aqui bem quietinha pra nenhum de meus apóstolos se envergonhar de ter ficado sabendo da notícia por meio de uma mulher..."

Imagem retirada do site IURD

 
Agindo assim, Jesus demonstra a todos que a revelação de Deus não obedece hierarquias humanas, e para se alcançar a sabedoria divina, é necessário ouvir as palavras daqueles a quem Deus tem revelado algo, seja esta pessoa um homem, uma mulher, uma criança ou idoso.

Analisando a forma como Jesus agia, é mais fácil acreditar que os homens devem aprender com as mulheres do que o contrário.

Então se à mulher não é permitido falar, esta proibição não vem de Deus. Pode vir de algum costume, tradição, filosofia machista, ou mesmo do próprio apóstolo Paulo. Veja que em outra carta, Paulo fala abertamente que é ele mesmo quem não permite à mulher falar na frente de homens.

[Eu, Paulo,] Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.
1 Timóteo 2:12


Paulo, como pregador do evangelho aos gentios, acabou por ensinar algumas coisas mais baseadas no seu próprio sentimento do que na revelação divina.  Ele mesmo reconhce isto e em muitas cartas deixa claro sua posição pessoal sobre determinado assunto. Por exemplo, quando diz para os solteiros não se casarem, esclare: Isto digo eu, não o Senhor. 1 Coríntios 7:12

Desta forma, conclui-se que a proibição em relação às mulheres falarem na igreja é a opinião pessoal de Paulo sobre o assunto, não é uma ordem dada por Deus.

Continua no próximo post...

Leia também os posts anteriores

A mulher calada - Parte 1

A mulher calada - Parte 2 - Sabedoria Proibida






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta postagem reflete a minha forma de pensar, que foi construída através de minha experiência de vida e das revelações de Deus para meus questionamentos. Se você tem uma forma de pensar diferente, seja respeitoso ao expressá-la aqui.