quarta-feira, 7 de setembro de 2011

JUSTIFICATIVAS BÍBLICAS PARA O MACHISMO

Gostaria hoje de falar a todos aqueles que justificam sua visão de superioridade masculina com versículos bíblicos.

As pessoas que acreditam que o homem seja mais importante que a mulher no plano espiritual se baseiam nos seguintes argumentos: O homem foi criado primeiro que a mulher, a mulher pecou primeiro, existem muitas histórias de homens usados por Deus na Bíblia e pouquíssimas histórias de mulheres, Jesus e seus apóstolos eram homens, Paulo não permitia que as mulheres falassem nas igrejas, Paulo e outros homens da época não aceitavam aprender nada com as mulheres, proibiam-nas de ensinar aos homens e aconselhavam-nas a aprender apenas em casa com o marido.
Imagem retirada do site Você repórter

 Todos estes argumentos são facilmente justificados apenas abrindo-se a Bíblia e lendo-se os trechos que falam de tais assuntos. Daí então os machistas saem batendo no peito com o ego inflado. Mas quem lê tais trechos e acha que é o bastante para justificar sua visão fálica de mundo, pode cair numa grande armadilha. A armadilha de se usar a Palavra de Deus para fazer a vontade do inimigo.



Todos nós, cristãos, conhecemos a parte da vida de nosso mestre Jesus quando foi tentado no deserto (Mt 4.1-11; Mc 1.12-13; Lc 4.1-13). O diabo usou partes das Escrituras para tentá-lo. “Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo. porque está escrito: Aos teus anjos darás ordem ao teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.”



Vê-se aqui que o diabo possui um grande conhecimento das escrituras e com o tal procura tentar as pessoas a usarem as escrituras para satisfação de seu próprio ego.

Imagem retirada do blog do ir Waltir


Percebam que o diabo usou a verdade para conduzir ao erro. A tentação ocorreu apresentando-se a Jesus duas verdades, que juntas fariam Jesus cometer pecado. A primeira verdade: Jesus era o filho de Deus. A segunda verdade: Deus envia seus anjos para socorrer seus filhos não os deixando tropeçar em alguma pedra.

A Bíblia nos conta apenas o diálogo entre os dois. Não nos fala sobre sentimentos. Mas tentação é tentação. Não seria tentação se não envolvesse algum tipo de sentimento. Quando o diabo disse esta frase a Jesus, será que Ele não sentiu dentro de si algum tipo de grandeza? Não sentiu dentro de si algum orgulho? Não teria se sentido lisonjeado? Afinal ele sabia ser o Filho de Deus, mas ninguém ainda tinha reconhecido isto, afinal Ele ainda não havia começado sua missão.

Pelo contrário, Ele estava ali no deserto jejuando justamente para conseguir forças de se auto-afirmar como Filho de Deus perante o mundo. Até aquele momento, nenhuma pessoa, nenhum ser humano havia tido a ousadia de dizer “Sou filho de Deus”. Isto era até pecado, visto que a pessoa estaria blasfemando ao se considerar igual a Deus.

Naquele momento, se Jesus tivesse aceitado as lisonjas, teria cometido um grande pecado: O pecado de tentar a Deus, ou seja, provocar o próprio perigo para ser socorrido por Deus.

Mas ao invés disto, o que nosso Mestre fez? Mesmo sentindo dentro de si todo o poder divino após 40 dias de jejum e comunhão com Deus, mesmo sentido dentro de si a grandeza e excelência de ser Filho de Deus, mesmo sentindo dentro de si todo o potencial para realizar os grandes milagres que iriam caracterizar sua vida, aniquilou seu ego, seu desejo de auto-afirmação, sua necessidade de se revelar ao mundo, dispensou todas as honras, elogios, e adulações e venceu a tentação.

Bem, o que eu quero alertar a todos é que uma das formas de tentação usada pelo inimigo é usar trechos da Palavra de Deus para inflar seu ego e fazê-lo cometer algum tipo de pecado.

No caso do machismo isto é bem explícito. O diabo usa trechos da Bíblia que fazem os homens sentirem-se lisonjeados. Quando o sentimento de orgulho por ser homem aflora e o desejo de auto-afirmação se torna uma necessidade, o diabo apresenta suas propostas. Estas vão desde dominar livremente sobre a mulher, até proibi-las de transmitir sua sabedoria. O homem aceita as propostas e então comete o pecado da iniqüidade.

Desta forma o pecado entra no coração dos homens cristãos impedindo-os de herdar o reino dos céus, entra nas famílias, causando muita infelicidade, e o pior, entra nas igrejas, que passam a pregar a iniqüidade na forma do machismo, transformando o púlpito das igrejas em local de expressão do pecado ao invés de local de expressão da justiça e da mensagem divina.
Foto de Paolo Neo

Mas como evitar cair neste tipo de tentação? É necessário não apenas o conhecimento de versículos isolados da Bíblia. É necessária uma compreensão global das escrituras. É necessário que você leia atentamente os quatro evangelhos, pois contêm as palavras de Jesus a respeito de Deus e a respeito do que devemos fazer para herdar o reino dos céus.
Mais especificamente no caso do machismo, é necessário entender que Jesus desfez todas as hierarquias humanas. É necessário que você aceite que Deus é Pai e não faz distinção de pessoas. É necessário eliminar o orgulho e a necessidade de auto-afirmação. É necessário aceitar que todos têm o mesmo valor perante Deus. É necessário aceitar que aquele que quiser ser maior aqui na Terra será o menor no reino dos céus. É necessário ler a Bíblia para ter um conhecimento global da Palavra e da Graça de Deus e não apenas utilizar alguns versículos bíblicos que o beneficiarão.

Homem, cuidado! O diabo apresentará a você verdades bíblicas que lisonjeiam seu ego masculino. Posteriormente fará propostas a você que o farão cair em pecado. Esteja atento. Conheça profundamente as palavras de Jesus e diga não ao pecado. Iniquidade é pecado. Não importa qual a justificativa para cometê-la. Diga não ao machismo. Diga não ao pecado.

Lírio da água - foto retirada do site Public Domain Photos

A Paz de Deus esteja em todos os corações!

Um comentário:

  1. Olá Lia!

    Muito prazer!
    Eu amei o blog e sua proposta! Há alguns anos tenho um blog chamado Feminilidades que tem por meio da poesia gritar a posição imposta da mulher pela nossa sociedade machista e pervesa...
    Fiquei muito feliz em saber que não sou a única que grita!

    Parabéns!

    zilhões de beijos!!

    ResponderExcluir

Esta postagem reflete a minha forma de pensar, que foi construída através de minha experiência de vida e das revelações de Deus para meus questionamentos. Se você tem uma forma de pensar diferente, seja respeitoso ao expressá-la aqui.