sábado, 9 de julho de 2011

HOMEM E MULHER - A UNICIDADE É A SALVAÇÃO


Quando Deus criou Eva no Paraíso, ela era livre e seu relacionamento com Adão era de igual para igual.

Adão, comovido ao ver a linda e sedutora mulher que estava à sua frente, rendeu-se à sua beleza e comovido disse: Você é carne de minha carne, é osso dos meus ossos, faz parte de mim, você e eu somos um só.

Homem e Mulher - imagem do blog Isa e Walter

 Não havia entre eles sentimento de separação. Um era parte do outro. Era como se fossem um só, mas em corpos distintos. Este sentimento de união os levava a um convívio igualitário.

Não havia domínio de um sobre o outro. Nem Adão dominava Eva, nem Eva dominava Adão. E eles alegremente viviam de acordo com o que Deus lhes ordenara exercendo a co-liderança, ou seja os dois eram líderes e tinham ao seu dispor toda a criação de Deus. (leia também "Liderança feminina instituída por Deus")

Os dois nem mesmo sabiam a diferença entre ser macho ou ser fêmea. Um admirava o outro, mas a ligação entre eles era tal, que não havia percepção das diferenças. Eles viveram o verdadeiro amor no qual um cônjuge vê o outro como uma extensão de si mesmo.

Imagem do filme Um homem uma mulher retidade de Cine garimpo


Eles não tinham vergonha de estarem nus. Eram tão puros e inocentes que nem mesmo percebiam diferenças entre si.

Viviam plenamente gozando de tudo que Deus lhes oferecera no jardim, compartilhando a alegria da abundância e a plenitude de conhecer o mundo sem a oposição entre o bem e o mal, sem a oposição entre macho e fêmea.

Satanás ao ver os dois em uma vida tão plena, tratou logo de interferir. Ofereceu-lhes o conhecimento das diferenças. O conhecimento do bem e do mal (estas forças sempre coexistiram, mas até então os seres humanos não tinham o conhecimento delas, assim como já existiam macho e fêmea, mas eles não tinham conhecimento das diferenças. Vivam na unidade).

Ao aceitar o conhecimento do bem e do mal, o alegre casal passou a perceber as oposições. Perderam a unidade na qual haviam sido criados por Deus. Passaram a ter uma visão fragmentada.

Foto retirada so site Família propósito de Deus


Adão viu que era homem. Eva viu que era mulher. Passaram a se perceber como indivíduos. Perceberam que eram distintos. Perceberam que não eram um corpo só. Viram que haviam diferenças enormes entre seus corpos e então sentiram vergonha.

Vestiram-se para cobrir a sexualidade, que a partir dali já começa a ser tratada como algo pecaminoso, sendo que antes era tão natural que seria até sagrada.

Cea do filme Um homem uma mulher - blog Renato Felix


Eva passa viver procurando pela aprovação de Adão ("e teu desejo será para o teu marido" Gn 4.16) e Adão começa a dominar sobre Eva ("e ele te dominará" Gn 4.16).

A visão fragmentada de mundo, que distingue pessoas em homens e mulheres e atribui a cada uma um fardo por ser homem ou por ser mulher, é resultante do pecado.



Quando alguém ensina que "o homem deve dominar sobre a mulher", esta pessoa está ensinando o homem a continuar vivendo sob o pecado, exercendo um domínio que só lhe foi atribuído mediante o pecado, ou seja este domínio não é algo bom e natural, e sim uma consequência do pecado.

Quando alguém ensina: "a mulher deve viver em função de satisfazer os desejos ou necessidades do marido, ou em função de sua aprovação", também está ensinando a mulher a continuar vivendo sob o pecado, a carregar o fardo do pecado que Eva carregou, a continuar sob o castigo lançado sobre ela em decorrência do seu pecado.

Jesus veio para libertar-nos do pecado. Por isto é que seu mandamento se resume em "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo".

Jesus não perdeu tempo elaborando regrinhas de convivência, nem regrinhas sobre qual roupa vestir, em que lugar ir ou não ir, o que falar ou não falar, o que comer ou não comer, o que beber ou não beber.

Simplesmente nos ordenou que eliminássemos as barreiras do pecado através do amor.




Se o marido olhar a mulher e ver, como Adão, que ela é parte de si mesmo e se a mulher olhar o marido e ver que ele é parte de si mesma, não haverá motivo para brigas. Não haverá distinção entre os dois. Não haverá dominador nem dominado e a famosa pergunta "Quem é que manda na sua casa?" perde o sentido.

Se queremos viver na graça de Cristo, devemos sair da visão fragmentada de mundo e evoluir para a visão unificada, que é a visão de Deus.

Deus é a Unidade. Ele é o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro. Todas as coisas foram feitas por Ele e sem Ele nada do que foi feito se fez. Aquilo que vemos como coisas independentes, para Deus é parte de um todo.

Imagem retirada do blog Lições bíblicas


Ao eliminarmos aquilo que nos faz únicos e diferentes, ao nos identificarmos tanto com o outro a ponto de não vermos diferenças entre nós, libertamo-nos do pecado e de todas as suas consequências.

Ao ver o outro como parte de si mesmo, a fragmentação originada do pecado desaparece e podemos viver na plenitude da criação de Deus: A unicidade entre todas as coisas do universo e entre todos os seres humanos.

Macho e Fêmea são um só vivendo em corpos diferentes.

Marido e Mulher são um ser único que vivem em corpos diferentes.

Somos todos um só vivendo em corpos diferentes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta postagem reflete a minha forma de pensar, que foi construída através de minha experiência de vida e das revelações de Deus para meus questionamentos. Se você tem uma forma de pensar diferente, seja respeitoso ao expressá-la aqui.